Clique nas imagens para ampliar
A avaliação ambiental confirmatória, é a segunda etapa do gerenciamento de áreas contaminadas de acordo com a Decisão de Diretoria 038/2017 - CETESB.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE AVALIAÇÃO AMBIENTAL CONFIRMATÓRIA
O objetivo principal desta etapa é a confirmação de contaminantes nas áreas suspeitas levantadas no estudo anterior. Serão investigadas todas as fontes primárias e áreas suspeitas definidas pelo modelo conceitual. Com objetivo adicional de recolher informações iniciais para caracterizar o solo e a água subterrânea.
De acordo com a CETESB estão obrigados a realização do projeto de avaliação ambiental confirmatória aquelas áreas em que após a término primeira etapa descrita na Decisão de Diretoria 038, tenham sido encontrados indícios de contaminação ou áreas suspeitas. Estão obrigados também, quaisquer empresas que por qualquer motivo tenham sofrido alguma exigência legal ou por meio de convocação por parte da CETESB e ou quaisquer outros órgãos públicos responsáveis.
COMO SÃO REALIZADOS OS PROJETOS DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL CONFIRMATÓRIA
Para tanto, avaliação ambiental confirmatória são realizadas sondagens ambientais, afim de coletar amostras de solo das áreas suspeitas que foram identificadas, bem como a realização da descrição litológica para melhor entendimento das características do solo da área de estudo. Logo após a realização das sondagens, são instalados poços de monitoramento, para coleta de amostras de água para identificação ou não de contaminantes na água subterrânea. Estas amostras são enviadas a um laboratório acreditado pelo Inmetro para realização das análises químicas de interesse que também são definidas no Modelo Conceitual. Os resultados serão analisados e interpretados pelo corpo técnico da Planterra Ambiental e consolidados através do relatório de Investigação Confirmatória.
Além destas informações, encontraremos no relatório de avaliação ambiental confirmatória os seguintes itens:
- Planta com a localização das áreas fonte, das fontes potenciais de contaminação;
- Texto explicativo quanto a localização das sondagens e poços de monitoramento;
- Perfil de instalação de todos os poços;
- Descrição dos métodos de investigação empregados;
- Descrição litológica dos pontos investigados;
- Mapa Pontenciométrico;
- Tabelas com as concentrações de solo e da água subterrânea;
- Laudos analíticos;
- Mapas georreferenciados e com as concentrações encontradas no campo, etc.
Desta maneira, ao termino da avaliação ambiental confirmatória, poderá ser caracterizada como área contaminada sob investigação (ACI), uma vez que as amostras coletadas apresentem alguma alteração acima do permitido, e assim se dará a continuidade dos projetos por meio a Investigação Detalhada.
O grupo Planterra Ambiental conta com todo o equipamento de campo para realização das sondagens e instalação dos poços de monitoramento, e equipe técnica multidisciplinar com experiência para o desenvolvimento do projeto de avaliação ambiental confirmatória, visando a aprovação junto a CETESB e o cumprimento das normas vigentes.
Para saber mais sobre Avaliação ambiental confirmatória
Ligue para 11 3675-8535 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!